sábado, 20 de junho de 2015

Associação União do Sobrado deixa a Casa de Cultura de Caicó

Os artistas de Caicó estiveram reunidos no Círculo Operário, discutindo sobre novos rumos para a Associação União do Sobrado, que permanecia em parceria com a Casa de Cultura Popular de Caicó, realizando oficinas e integrando eventos culturais da Casa.

Conforme relatos de artistas na reunião, vem ocorrendo insatisfações no convívio  e a "gota d'água" foi um vídeo gravado em Sessão da Câmara de Vereadores de Caicó, onde um vereador chamou literalmente de LIXO todos os trabalhos lá desenvolvidos até o ano passado, além de fazer uso de outras metáforas para denegrir os artistas.

Por decisão consensual entre os artistas reunidos, decidiram que irão buscar um outro espaço - que não seja a Casa de Cultura Popular de Caicó - para dar continuidade ao trabalho já antes desenvolvido. Desta forma a Oficina de Cordel, o Coral Canto Caá, a Bonecaria, Contação de História com Dodora Medeiros, e outras artes, deixam de integrar os trabalhos naquela Casa. 

Recentemente em Caicó, os artistas foram as ruas com o Movimento Artistas na Gestão Cultural, pedindo a gestão do Centro Cultural José Augusto, para seu representante Alexandre Muniz. De um lado os artistas; do outro a antiga gestão do Teatro e o vereador, que agora denegriu aqueles artistas na Câmara de Vereadores. 

Alexandre Muniz foi nomeado diretor do Centro Cultural, mas percebe-se que não houve trégua. Talvez por uma insatisfação com a decisão do Governo ou por outros interesses, dentro do cenário da política local, aquele vereador continua em batalha com os artistas da União do Sobrado. 

E como sempre, a corda arrebenta do lado mais fraco: perde a cultura popular, com este "racha" entre a Casa de Cultura e a União do Sobrado. 

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Anna Jailma 





Nenhum comentário: