terça-feira, 23 de junho de 2015

São João em São João - 2015









O São João em São João acontece de 14 a 24 de junho. Por ser a festa do padroeiro, a festança reúne diversos eventos sociais, religiosos e culturais no período festivo. 

Peregrinos de Caicó, Serra Negra do Norte e Ipueira, são testemunhos de fé que vem integrar os festejos logo no início das festividades do padroeiro. As novenas pelas ruas e na zona rural, ainda em maio, já criam um clima junino e festivo nas famílias. O novenário na Igreja Matriz é a culminância da fé que vem sendo alimentada todos os dias. E a Filarmônica Honório Maciel é responsável pela "trilha sonora" que norteia as melhores lembranças dos festejos de ontem e de hoje.

Quadrilhas pelas ruas reúnem blocos carnavalescos, academias, escolas, grupos de amigos.  A Festa da Rainha leva glamour e os mais belos rostos de ontem e de hoje, em festa que acontece por 75 anos, sendo há 30 anos sob a coordenação do historiador, João Quintino de Medeiros Filho. 

A Noite de Cultura reúne teatro, quadrilhas estilizadas e concurso de poesia. E o grupo de idosos, eternizam os passos das quadrilhas de outrora, reunindo grupos de São João do Sabugi e cidades do Seridó.

Outros eventos como Festa do Reencontro, Jantar e Almoço de São João Batista, proporcionam o reencontro entre as famílias. A Cavalgada que acontece na Festa do Agricultor, é um momento ímpar regado as raízes que vem das entranhas do campo, resgatando a história de vida de cada um. 

Fotos - Ednaldo Medeiros, Danilo, Diógenes Cruz, Anchieta França

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: