sexta-feira, 17 de julho de 2015

Escritora potiguar é destaque com "Proposta de Chuva"







Recentemente, em 15 de julho, a Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Fundação Cultural José Bezerra Gomes e Secretaria de Turismo, promoveu uma Noite de Autógrafos, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Currais Novos. 

Entre as obras da Noite de Autógrafos, o livro "Proposta de Chuva", da escritora, professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e poetisa,  Maria Maria Gomes. 

No livro, a chuva vem de forma poética, relacionada com a memória afetiva que o ser humano tem com a chuva.
“Proposta de Chuva é o meu livro de número 9 e seu conteúdo é voltado para o tema Água e Chuva. Por tratar-se de um livro poético, a poesia dos elementos temáticos fica implícita no texto. Os poemas são facilmente sentidos pelo leitor, uma vez que ele vive a realidade”, frisa a escritora Maria Maria Gomes

Maria José Gomes, que adotou nome literário de Maria Maria, é escritora com pós-graduação em Literatura Luso-brasileira na UFRN e com 10 obras literárias publicadas.
Nascida em Currais Novos, RN, desde os 14 anos Maria começou a escrever, tendo iniciado pela trilha dos poemas.

Aos 16 anos escreveu seu primeiro romance com título de “A Menina dos Olhos Claros". Hoje aos 49 anos, Maria é reconhecida como poetisa e escritora potiguar com rica caminhada no mundo da escrita. Ela também é blogueira, com dois blogs ativos: o “Espartilho de Eme” e “Água de Chocalho”. 

“Quando eu era criança, no Seridó, a minha infância tinha a singularidade que têm todas as infâncias. Havia mitos e lendas, histórias criadas pelas gerações antepassadas e histórias recriadas. Uma delas, era a de que beber água de chocalho apressava a fala das crianças. Eu devo ter bebido desse licor adoçado com açúcar e serenado pela lua. Talvez por isso, goste tanto de conversar e também de ficar acordada a noite inteira pensando em girassóis e girassóis...” diz a escritora, no destaque da página do blog Água de Chocalho.
 
Diante da rica trajetória, recebeu o título de “Consulesa do Seridó”, do Movimento Poético Poetas Del Mundo, com sede no Chile. 

Maria Maria recebeu menção honrosa no Concurso de Poesia Othoniel Menezes em 2007, através da Fundação Capitania das Artes, em Natal RN, tem contos e poemas publicados na renomada Revista Papangu, de Mossoró, RN e entre suas 10 obras, 07 são livros publicados nos gêneros de prosa e poesia. 


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - cedidas

Nenhum comentário: