quinta-feira, 6 de agosto de 2015

NOTÍCIAS DE BRASÍLIA: Ministro assina documento que garante atenção integral a saúde de criança e adolescente até 16 anos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou ontem, dia 05, documento que institui a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança, em reunião do Conselho Nacional de Saúde.
A Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança tem sete eixos e envolve pontos fundamentais para garantia da saúde da criança e do adolescente: a atenção humanizada e qualificada à gestação, parto, nascimento e recém-nascido; aleitamento materno e alimentação complementar saudável; promoção e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento integral; atenção a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas; atenção à criança em situação de violência, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz; atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade; vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.
A nova política considera 9 anos como idade que delimita a infância para atendimento em serviços de pediatria no SUS mas adolescentes com idade de até 16 anos, também serão inclusos nos benefícios da nova política.

O documento deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. E vamos torcer para não ser mais uma política nacional muito bonita no papel e inexistente na prática...
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto - Ministério da Saúde

Nenhum comentário: