sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ato Público repudia demolição do coreto e anuncia Associação em defesa do patrimônio sabugiense



Na tarde do Dia da Independência, um grupo de pessoas se reuniu em São João do Sabugi RN, vestidos de preto e realizaram ato público silencioso, em luto pela demolição do coreto da Praça Antônio Quintino de Araújo. 

O ato foi realizado por pessoas do Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico Cultural Sabugiense, que estão fundando associação em defesa do patrimônio. 

Vale destacar que antes da demolição, em 25 de junho, houve audiência pública na Câmara de Vereadores, com presença do prefeito, do arquiteto do projeto de reforma da Praça, e representação significativa da população, contando com professores, historiadores, estudantes e outros profissionais de diversas áreas. 

Naquela ocasião, foi acordado que não haveria retirada das árvores mais antigas, não haveria demolição do coreto nem do dancing, por serem o dancing e o coreto os principais marcos históricos da praça. Também no acordo foi definido que não haveria inclusão de arquibancada, como é sugerido no projeto de reforma. Para surpresa dos munícipes, poucos dias depois, foi iniciada a demolição do coreto. 

Além de demonstrar o repúdio, referente a destruição do símbolo maior daquela praça, o grupo realizou o ato como forma de anunciar a fundação de uma associação; para mapeamento do patrimônio histórico cultural da cidade e tombamento deste patrimônio, evitando futuras demolições.

Cerca de 500 adesivos foram distribuídos com a população, que assistia o Desfile Cívico. Grande parte das pessoas que assistiram ou tomaram conhecimento do ato público, procurou os participantes para pedir o adesivo onde constava a foto do coreto e a hastag #NossoCoretoNossaHistória. 

A Praça Antônio Quintino de Araújo foi construída em 1952-1953. Na época havia o palanque que imagina-se ter sido construído em 1918. Durante construção da Praça, o palanque tornou-se coreto, palco de retretas, ambiente muito visitado nas noites de festejos juninos e principal atração nas decorações juninas e natalinas da cidade. 

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto - Dennys Santos


Nenhum comentário: