terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Biblioteca em Caicó destaca artesã em exposição

Peças de Dona Raimunda estiveram em exposição em novembro
 na Biblioteca Municipal 


A Biblioteca Municipal Olegário Vale, de Caicó, vem realizando exposições como forma de valorizar e transmitir a história para o povo seridoense.
Em novembro houve exposição alusiva a data da Consciência Negra, festejada em 20 de novembro. Na referida exposição havia livros sobre a vivência do negro no Brasil ao longo da história, destacando a importância do negro na construção histórica e social do país, bem como, a influência dos costumes africanos que perpetuam na cultura brasileira.

Integrantes do Clube da Leitura na estréia da exposição
No final de novembro houve nova exposição. Desta vez contando a história de D. Raimunda Cícero, renomada artesã da argila em Caicó, conhecida como "Raimunda de Chico Faísca". Ela sempre trabalhou com a arte do barro, construindo belas peças em cerâmica, sendo reconhecida como exímia artesã, com peças vendidas para todo o país. 

As peças estiveram em exposição, sendo algumas disponíveis para venda e outras somente para mostra do trabalho, sendo possível a encomenda de peças semelhantes. Também na exposição havia biografia de Dona Raimunda, para destacar sua história de vida. 

Clube da Leitura reunido
Na estréia da exposição, estavam reunidos os integrantes do Clube da Leitura, que mensalmente se reúnem na biblioteca, para a troca de experiências sobre leituras realizadas.

Eles debatem as histórias, o estilo dos escritores e a própria interpretação ou análise crítica do que leu. É uma forma de compartilhar e ampliar o conhecimento sobre as obras literárias. 
O grupo é diversificado, reunindo profissionais de diversas áreas e estudantes, pessoas de diferentes gerações. 

As exposições vão continuar na Biblioteca Municipal Olegário Vale de Caicó, prezando por esta forma de divulgar e valorizar a história e a cultura no Seridó. 

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - Humberto Fernandes

Nenhum comentário: