terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PSF de Acari tem Sistema de Telemedicina





Em Acari RN, a Prefeitura Municipal implantou o Sistema Telemedicina através da Secretaria Municipal de Saúde, que permite detectar doenças cardíacas inclusive fazendo uso do eletrocardiograma no próprio PSF, com resultado do exame emitido on line, depois da avaliação de cardiologistas.

O Sistema de Telemedicina funciona no PSF III daquele município. Acari, aqui no Seridó, é privilegiado por ter este atendimento que agiliza o diagnóstico, evitando a locomoção para os centros de referência e principalmente, favorecendo a prevenção; evitando um avanço da doença. Investir na saúde da população, é proporcionar melhoria da qualidade de vida.

Conforme dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% das mortes registradas aqui no Brasil, o que corresponde a mais de 308 mil mortes provocadas por infarto, acidente vascular cerebral ( AVC) e outras doenças do coração. Com isso, o Brasil está entre os 10 países de maior índice de morte por doenças cardiovasculares. (dados de 2011).

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Fotos: Nélder Medeiros

Nenhum comentário: