terça-feira, 22 de março de 2016

Timbaúba dos Batistas leva informações sobre Saúde Mental à comunidade



O município de Timbaúba dos Batistas vem desenvolvendo um trabalho que favorece a informação sobre saúde mental, abordando inclusive, depressão e transtorno de ansiedade. 
Desde o ano passado, estudantes, professores e pais dos alunos, tiveram acesso a palestras e dinâmicas de grupo com assistente social e psicólogo, e neste ano já foi iniciado um Grupo de Terapia, com psicólogo do NASF.


O Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF  tem na coordenação a Enfermeira Thaynne Morgana e junto a assistente social Adriana Pereira e ao psicólogo Magnus Kelly, foi idealizado e desenvolvido este trabalho que leva informações sobre  Saúde Mental para serem debatidos junto à comunidade, nas escolas, Unidade Básica de Saúde e Casa de Cultura. Isso contribui de forma efetiva para desmistificar o tema, quebrando a barreira ou ‘tabus’, que inibem o conhecimento sobre o assunto e contribuem para a gravidade das situações.


Em escola de Timbaúba, uma dinâmica foi realizada com estudantes abordando prevenção ao uso de drogas, enfocando o uso de drogas lícitas e ilícitas, resultando na participação dos jovens que se integraram bem ao assunto e apresentaram seus posicionamentos na conclusão do trabalho. Também com estudantes, houve a discussão sobre depressão.

Na Casa de Cultura Elino Julião, de Timbaúba dos Batistas, junto as famílias do município, em especial pais e professores, foi abordado a depressão e outros assuntos que envolvem a Saúde Mental, como o transtorno de ansiedade. O momento foi de informação e esclarecimento diante das dúvidas mais comuns da população.


O trabalho vem tendo resultados positivos, inclusive, possibilitando a criação do Grupo de Terapia para Pacientes com Transtornos de Ansiedade, com acompanhamento do psicólogo Magnus Kelly. O grupo de psicoterapia foi formado ano passado, sendo fruto da informação e conscientização da população. 

Todas as ações tem o apoio e integração da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal. 

Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos - cedidas

Nenhum comentário: