quarta-feira, 4 de maio de 2016

Artista caicoense apresenta-se hoje no Teatro de Jales SP




O Grupo de Teatro de Caicó - Trapiá Cia Teatral – foi o único do Nordeste selecionado para Festival de Teatro em Jales SP e Festival Internacional de Blumenau SC. 

A companhia teatral já está no interior paulista, participando do Festival em Jales, inclusive o espetáculo acontece hoje, 04 de maio, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Jales. Já em Santa Catarina, o grupo irá se apresentar em julho deste ano, no Teatro Carlos Gomes.

O grupo foi selecionado através do Espetáculo P'S - “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão que é baseado na obra de Michel Focault, filósofo francês, crítico literário e reconhecido mundialmente como um historiador de ideias. Focault sempre abordou a relação entre poder e conhecimento, destacando como esta relação é usada na forma de controle social.  “Não há relação de poder entre sujeitos livres" dizia.

Então, o Espetáculo P’S - “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão” tem um contexto social, jurídico e psíquico,  que provoca no público um mergulho nestes laços, ampliando o questionamento em torno do fato. A obra é questionadora e provoca um “saculejo” nas relações em sociedade. O espetáculo é o próprio esmiuçar das relações humanas que provocam esta violência. 

As relações entre psiquiatria e Justiça Penal  são constantemente abordadas por Focault em suas obras, de forma que suas obras continuam sendo influentes para grupos acadêmicos e ativistas. Ele era integrado na luta contra violações aos direitos humanos e era a favor de uma reforma penal.  E vale destacar que o próprio Focault frisava que tinha um pensamento crítico da modernidade. 

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Fotos: 
Espetáculo P'S - arquivo da Trapiá Cia Teatral
Teatro Municipal de Jales - Leonildo Rodrigues 

Nenhum comentário: