quinta-feira, 26 de maio de 2016

Juventude das Paróquias de Caicó criam tapete com mais de 60 metros

Foto INACIA SANTOS - Juventude das paróquias de Caicó
construíram tapete colorido de mais de 60 metros

O Dia de Corpus Christi reuniu hoje cedo, a juventude de todas as paróquias de Caicó, em frente a Igreja de São José, onde eles construíram tapetes que, juntos, são mais de 60 metros. Os tapetes reúnem serragem colorida, areia, borra de café, flores, sementes variadas e sal, além de outros materiais, fazendo arte e demonstração de fé; na tradução de homenagens a Eucaristia, a Maria Mãe de Deus, Coração de Jesus, e símbolos de amor e paz utilizados pelos jovens.

Haverá celebração de Corpus Christi às 17h na Catedral de Sant’Ana, mas na Matriz de São José, logo pela manhã,  várias pessoas já visitavam os tapetes e fotografavam.

A procissão sai da Catedral até a Igreja de São José, onde vai ocorrer a bênção, depois do Bispo Diocesano e sacerdotes, percorrerem as ruas em procissão com o Santíssimo Sacramento. Também conforme a tradição, as pessoas colocam toalhas vermelhas e imagens sacras nas janelas, com flores, por onde passa a procissão.

O tapete só pode ser pisado pelos fiéis depois da passagem do Bispo Diocesano e sacerdotes com a Eucaristia. 


A festa de Corpus Christi foi instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana em 8 de setembro de 1264, pelo Papa Urbano IV, e acontece 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, remetendo à quinta-feira da Santa Ceia quando Cristo instituiu a Eucaristia, com pão e vinho.  


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Foto de Inácia Santos/ blog Sidney Silva

Nenhum comentário: