segunda-feira, 16 de maio de 2016

NOTAS DE CULTURA



VIOLAS SINGULARES - Muito rica a apresentação do Projeto SESC Sonora Brasil que trouxe sábado dia 14, Violas Singulares para Caicó, com viola-de-cocho, do Estado do Mato Grosso, viola fandangueira ou caiçara do Estado de São Paulo e a viola de buriti de Tocantins. Os músicos, de três Estados distintos estiveram tocando e interagindo com o público, falando sobre suas experiências na música e sobre a cultura popular de seu povo: professor Sidnei Duarte, especialista em viola-de-cocho e exímio guitarrista, renomado no país, tem desenvolvido relevantes pesquisas acadêmicas sobre o assunto;  Rodolfo Vidal que convive com a viola fandangueira desde a infância em Cananeia SP, inclusive criando composições especiais para este instrumento, grande conhecedor das tradições de seu povo, e o grande representante da cultura popular do povoado Mumbuca, em Mateiros - TO, Maurício Ribeiro, que tem a viola buriti como integrante da história familiar, sendo neto e filho de músicos. Ele próprio cria a viola e executa músicas. Maravilhoso conhecer e valorizar a cultura deste país tão rico em cultura popular. Nossa viola é linda e a deles também!




CIRCO - Domingo, dia 15, houve tarde cultural para as crianças das Aldeias Infantis SOS de Caicó, promovida através de parceria do Centro Cultural Adjunto Dias e Circo do Fuxiquinho .
A iniciativa tem objetivo de atender projetos sociais da cidade, valorizando o teatro, o circo e a cidadania. Como diz a música “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. Parabéns pela iniciativa.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Fotos - divulgação

Nenhum comentário: