sexta-feira, 20 de maio de 2016

RisoTerapia de Caicó recebe título de Utilidade Pública Municipal





O prefeito municipal Roberto Germano sancionou a Lei 4.863 de 26 de abril de 2016 que concede o título de Utilidade Pública Municipal a “Associação Uma Injeção de Amor – Risoterapia” de Caicó. O projeto de lei é de autoria do vereador Rangel e foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores por unanimidade.

Amenizar a dor com riso, levar um mundo lúdico aos hospitais e plantar esperança, faz parte do trabalho destes “doutores da alegria”. Eles entram e saem de hospitais, visitando leitos, afagando idosos e carregando crianças no colo, provocando risos, plantando esperança e muito amor, para colher alegria.

“O RisoTerapia é minha vida. Sou feliz por ter essa oportunidade de fazer o bem às pessoas que precisam. Nesses 5 anos eu não me vejo sem realizar o trabalho. É meu maior orgulho”, diz Cristiano Manoel fundador e coordenador do grupo.

O projeto RisoTerapia é desenvolvido por 17 voluntários, que passam por seleção junto aos integrantes e aprendem como desempenhar a função.

As brincadeiras, fluem de forma espontânea, no improviso; mas seguem algumas regras simples sobre 'o que fazer ou não fazer' nos hospitais. E o critério primordial para fazer este “doutorado” é ter coração aberto, para acolher as dores, respeitando lágrimas e provocando risos.

As visitas acontecem em todos os leitos, desde que o paciente permita. “Quem manda é o paciente. Se ele permitir nós visitamos. Alguns se sentem sozinhos e quando visitamos damos muita atenção; então, eles ficam encantados”, diz Cristiano Manoel.

Em Caicó o grupo foi lançado em 26 de fevereiro de 2011 e permanece realizando o trabalho semanalmente, atendendo três hospitais: Hospital Regional do Seridó (SESP), Liga do Câncer e Hospital do Seridó.

O grupo é mantido com doações de parceiros, que são usadas para custear maquiagens, pirulitos, bexigas e outros assessórios. Para entrar em contato ligue (84) 99817-9329.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Fotos - Risoterapia - Uma Injeção de Amor

Nenhum comentário: